Organização

ULAPSI é um espaço de orga­ni­za­ção da Psi­colo­gia na América Latina.
| Entidades FiliadasCon­selho DeliberativoCon­selho Executivo |

Foi cri­ada em 23 de novem­bro de 2002 na Cidade de Puebla, Méx­ico e reúne várias enti­dades de psi­colo­gia da América Latina.

O obje­tivo da ULAPSI é constituir-se como “uma rede de artic­u­lação cien­tí­fica, profis­sional e acadêmica, sem fins lucra­tivos, não mer­can­tilista e com com­pro­misso com a prob­lemática social latino-americana, integrada por enti­dades de Psi­colo­gia da América Latina”, como explicita seu Estatuto.

ULAPSI visa o desen­volvi­mento da Psi­colo­gia, como ciên­cia e profis­são, para que esta se con­sti­tua como um instru­mento de trans­for­mação das condições de vida em nos países da América Latina. Neste sen­tido, o com­pro­misso da Psi­colo­gia com as urgên­cias e neces­si­dades da maio­ria da pop­u­lação nestes países é sua meta prin­ci­pal.

Para isto, a ULAPSI incen­tiva inter­câm­bios entre as diver­sas enti­dades que se fil­iam a ela; pro­move inter­câm­bio cien­tí­fico entre psicól­o­gos e pesquisadores, difunde e pro­move nor­mas éticas e incen­tiva e ori­enta uma for­mação em Psi­colo­gia que possa resul­tar em exer­cí­cios profis­sion­ais qual­i­fi­ca­dos e com­pro­meti­dos com a con­strução de condições dig­nas de vida para os povos da América Latina.