8 De Outubro: Dia Da Psicologia Latino-americana

União Latino-americana de Entidades de Psicologia – ULAPSI

A União latino-americana de enti­dades de psi­cologia, Ulapsi cel­e­bra, a cada 8 de out­ubro, o Dia da psi­cologia latino-americana.

Testemunha-se, assim, a definição do princí­pio que se expressa em nosso doc­u­mento maior, a Declar­ação de Puebla: “con­sol­i­dar-se como um espaço de coor­denação entre as dis­tin­tas enti­dades da psi­cologia na América Latina, em busca de uma psi­colo­gia com­pro­metida com a trans­for­mação das condições de vida da maio­ria dos nos­sos países e com a final­i­dade de superar as desigual­dades soci­ais que car­ac­ter­i­zam nos­sas realidades”.

Uma psi­colo­gia com­pro­metida com a trans­for­mação, com a super­ação das desigual­dades soci­ais. Esse é o pilar pro­gramático da Ulapsi.

O mel­hor do pen­sa­mento lati­no-amer­i­cano tem estado his­tori­ca­mente asso­ciado aos interes­ses autên­ti­cos dos povos deste con­ti­nente, com os ideais de inde­pen­dên­cia, jus­tiça social, inte­gração. Quando as ideias nascem e se põem a serviço das causas reivin­di­catórias, eman­ci­patórias, lib­er­tárias, elas car­regam em si o valor de suas ori­gens. Dig­nif­i­cam as prá­ti­cas de quem as abraça. Declaram con­sis­ten­te­mente o dever de estar junto aos(às) mais neces­si­ta­dos(as).

As ideias cien­tí­fi­cas e profis­sion­ais da psi­cologia não devem ser, nem são, uma exceção. A pro­dução mais autên­tica da psi­cologia em nosso con­ti­nente deve estar ao lado daque­les que assumem o com­pro­misso e a respon­s­abil­i­dade com o pre­sente e com o futuro de nos­sos povos. Dos povos orig­i­nár­ios, dos mis­ci­ge­na­dos cul­tural­mente e con­sti­tuídos, ao longo dos sécu­los de luta, como lati­no-amer­i­canos.

A Ulapsi quer ser um chamado à respon­s­abil­i­dade das psicólo­gas e dos psicól­o­gos da América Latina, um chamado a não nos encer­rarmos em lab­o­ra­tó­rios, classes ou con­sul­tó­rios, enquanto que, na nossa geopolítica, nas prá­ti­cas cotid­i­anas de nos­sos países, a pobreza, a fome, o anal­fa­betismo, a explo­ração, o desem­prego, a exclusão, a dis­crim­i­nação, a depredação da vida e do entorno, con­tin­uam sendo fontes de riqueza e acu­mu­lação de alguns, em pre­juízo da maior parte.

A Ulapsi con­voca e provoca para que os pro­fis­sion­ais latino-americanos da psi­colo­gia, artic­u­lando os saberes e as prá­ti­cas de nossa ciên­cia, deem vida, plen­i­tude, cri­ativi­dade, a uma autên­tica psi­cologia latino-americana. Uma psi­colo­gia desde, com e para os povos latino-americanos.

Neste 8 de out­ubro, Dia da psi­cologia lati­no-amer­i­cana, todas as enti­dades, todas as psicólo­gas e os psicól­o­gos com­pro­meti­dos com o ideário da Ulapsi, afir­mamos com toda força, con­vicção e empenho: América Latina, esta­mos contigo!

Mais informações clique aqui

Previous post

Posicionamento das Entidades Mexicanas filiadas à ULAPSI sobre Donald Trump

Next post

Estatuto da união latino-americana de entidades de psicologia

No Comment

Leave a reply

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *